Estudantes participam de roda de conversa sobre fibromialgia

 Estudantes participam de roda de conversa sobre fibromialgia


Foi realizada na manhã desta terça-feira, 07 de junho, uma palestra sobre fibromialgia na recepção principal da Climege – Hospital Dia. A iniciativa foi possível a partir de uma parceria com o Núcleo de Tratamento da Dor Dr. Ernest Fialho. A ministração ficou por conta da ortopedista Dra. Ana Bárbara e a psicóloga Katiana Ferreira, que através de suas vivências em consultório puderam explanar sobre o tema. Para acompanharem as explicações e tirarem dúvidas, estudantes do curso de enfermagem da instituição Irmã Sheila foram convidados e recebidos pelo Diretor Administrativo, Dr. Alan Fialho. 

A fibromialgia é uma síndrome clínica que se manifesta com dor no corpo todo, principalmente na musculatura. Junto com a dor, ela cursa com sintomas de fadiga (cansaço), sono não reparador (a pessoa acorda cansada) e outros sintomas como alterações de memória e atenção, ansiedade, depressão e alterações intestinais. Uma característica da pessoa com fibromialgia é a grande sensibilidade ao toque e à compressão da musculatura pelo examinador ou por outras pessoas.

O diagnóstico da fibromialgia é clínico, isto é, não se necessitam de exames para comprovar que ela está presente. Se o médico fizer uma boa entrevista clínica, pode fazer o diagnóstico de fibromialgia na primeira consulta, descartar outros problemas e apresentar uma conduta multidisciplinar. 

Os estudantes foram orientados durante a palestra sobre o quão importante é um atendimento humanizado e empático com o paciente que porta fibromialgia. 

Ao final da conversa, foi entregue ao grupo certificado de participação e o espaço ficou aberto para que outras temáticas possam ser oportunizadas para um ambiente de aprendizado cada vez mais proveitoso.